Exteriores
Introdução
Além do granito, a pedra calcária e em menos escala o mármore têm sido amplamente utilizados em aplicações externas, como paisagismo, pavimentação de jardins e projetos de rua. Em Portugal, estas pedras são utilizadas com grande regularidade em pavimentação de ruas e passeios, calçadas, entre outros.
Hoje em dia, estas pedras são também utilizadas em projetos privados de casas, onde são aplicadas em pavimentos de entrada, jardim, assim como à volta de piscinas.
Pedras naturais
Projetos de pavimentação exterior, com particular atenção para projetos públicos, requerem pedras com maior nível de dureza, menor porosidade e mais compactas. As pedras melhor indicadas são granitos, mármore e no que toca a pedras calcárias, as pedras mais rijas como o Moleanos Vidraço ou o Lioz.
Aplicações
A aplicação de exterior mais comum utilizada em Portugal é o pavimento de rua, tanto em passeio como em algumas estradas. Aqui existem diversas opções, em cubos, calçada tradicional, entre outros. Outras aplicações comuns são pavimentos de jardim, escadarias, bancos de jardim, borduras de piscinas entre outros.